twitter
facebook
insta
googleplus


Por que devemos atrair os pássaros para viver perto de nós?
Johan Dalgas Frisch, o homem que catalogou mais de 2 mil pássaros brasileiros e foi pioneiro na gravação dos piados deixa seu canto: plante árvores frutíferas que atraiam mais aves para viver perto da gente!

"O trinar das aves tem o dom de elevar a alma e abrir as mentes para o amor", diz Johan Dalgas Frisch
 

Quando menino, Johan Dalgas Frisch passava os fins de semana pesquisando a vida dos pássaros do interior de São Paulo. Sonhava com a Amazônia, o Pantanal, as aves que lá habitavam. O tempo passou e sua curiosidade pelo mundo dos pássaros só aumentou.

Frisch foi o primeiro homem que catalogou mais de 2 mil espécies brasileiras. Quando tinha 10 anos, ele matou uma ave a estilingada e levou para seu pai Svend ver. "Meu pai era um grande desenhista, amigo de Pablo Picasso, que frequentou a faculdade de belas-artes em Paris. Ele me disse: 'Vamos imortalizá-lo. Nunca mate um igual'. E assim começou nossa história: eu capturava os pássaros, meu pai desenhava e me ajudava a catalogar. Aos poucos fui aprendendo a catalogar sozinho. Era praxe entre ornitólogos e biólogos matar um exemplar para catalogar as espécies", conta.

Não demorou muito para Dalgas aposentar o estilingue e começar a curtir os pássaros de forma mais suave: gravando seus cantos. "Quando chegou à idade de ir para a faculdade, quis ser ornitólogo. Mas naquela época era preciso estudar fora e pagar caro", diz. Dalgas foi estudar engenharia no Mackenzie e virou passarinheiro nas horas vagas.

Sucesso nas paradas

Passarinheiro é o jargão popular do meio para falar sobre os observadores e apaixonados por pássaros que não têm formação de ornitólogo. "Acordava de madrugada para gravar na represa Guarapiranga e sonhava em fazer o primeiro disco com o canto dos pássaros brasileiros", diz Dalgas. Sonho ameaçado em 1962, quando um famoso ornitólogo norte-americano chegou ao Brasil disposto a fazer o trabalho.

Usando seu conhecimento de engenharia, Dalgas bolou uma engenhoca parecida com uma parabólica acoplada a um gravador, inventou uma desculpa no emprego e se mandou Brasil afora. Na volta, ficou sabendo que a pomposa expedição estrangeira havia sido um fracasso. Já sua parabólica foi camarada: 90% de fidelidade nos sons gravados.

Com a coletânea debaixo do braço, Dalgas demorou para achar uma gravadora interessada. Quando encontrou uma, ainda teve que pagar do bolso os primeiros 500 LPs. Pagou e comemorou. Ele era o pioneiro. Mas o disco não vingava. O passarinheiro, então, recorreu a uma amiga jornalista que iria cobrir o encontro do presidente João Goulart com o presidente norte-americano John Kennedy. Pediu que ela tentasse entregar o disco de presente ao ianque. Aproveitando-se do atraso de Jango, a jornalista fez o serviço. Quando o presidente brasileiro chegou, o aperto de mãos fotografado por toda a mídia foi para as bancas no dia seguinte com a manchete: Kennedy agradece a Jango o disco de aves brasileiras que recebeu. O disco decolou. Aclamado pela BBC de Londres, passou 18 semanas em primeiro na lista dos mais vendidos. Entre tantas cartas de congratulações, até o papa João XXIII mandou sua bênção.

Depois de catalogar 2 mil pássaros e gravar quase mil, Dalgas diz que tudo que aprendeu na vida se resume num único canto: "Plantem árvores que atraiam os pássaros, que lhes dêem abrigo e alimento. Temos que trazer os pássaros para viver perto da gente. O trinar das aves tem o dom de elevar a alma e abrir as mentes para o amor." Se fosse um pássaro, ele queria ser o falcão-peregrino, a ave de vôo mais perfeito, que migra todos os anos do Alasca até a Terra do Fogo.

 

 

PUBLICADO ORIGINALMENTE EM:

http://mdemulher.abril.com.br/casa/reportagem/bichos/reportagem_235322.shtml


Para saber mais

lhttp://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/johan-dalgas-frisch-paulistano-nota-dez-praca-uirapuru-760581.shtml?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_psustentavel

 

Foto: Reprodução revista VIDA SIMPLES

Livros:

Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem, Johan Dalgas Frisch e Christian Dalgas Frisch, editora Dalgas Ecoltec

Veja também:

Aves rara: Conheça o site de Dalgas Frisch, com seus livros e CDs de cantos de pássaros.

http://www.avesbrasileiras.com.br

 

Compartilhe:

Submit to Facebook
Joomla SEO by MijoSEF
Veja + fotos...
Veja + notícias... Veja + tutoriais...
Veja + gentilezas...