twitter
facebook
insta
googleplus

 

Espaço urbano que privilegia pessoas. Um bom exemplo!

 

Tornar as ruas da cidade mais agradáveis e seguras para as pessoas por meio de medidas simples e baratas. A secretária de Transportes da cidade de Nova York, Janette Sadik-Khan, conseguiu essa proeza!  E  para replicar sua experiência publicou o  Guia "O Desenho da Rua" ( Urban Street Design Guide), que compila várias experiências de  cidades americanas que aderiram a padrões inovadores de desenho de vias e equipamentos públicos.

O guia registra a tendência de transformar o espaço urbano priorizando pessoas. “Publicações como essa já estão mudando o jogo e afastando um viés de projetos rodoviários, que simplesmente não atendiam às necessidades complexas das cidades”, disse a secretária, em recente visita ao Brasil, quando apresentou seu trabalho no TEDex e um seminário na Câmara Municipal de São Paulo.

Janette compartilhou algumas das ideias que transformaram Manhattan.
Usando materiais simples, como tinta e cones, a prefeitura aumentou o espaço das calçadas, diminuiu a velocidade máxima das vias e tornou os cruzamentos mais amigáveis aos pedestres. Os ônibus e bicicletas também ganharam mais faixas de rolamento, priorizando a mobilidade humana em detrimento do transporte motorizado individual.

Investir na beleza e funcionalidade dos equipamentos, como pontos de ônibus e bancos de praça, também faz parte do pacote de transformações. Janette apresentou o exemplo de um concurso de design de suportes de bicicleta públicos, uma das iniciativas para aumentar o apelo da bicicleta. A iniciativa tanto deu certo que, desde que a secretária assumiu, em 2007, o número de ciclistas dobrou. As demais mudanças não tardaram a dar resultados – conforme as vias eram remodeladas, nova-iorquinos passaram a ocupar mais o espaço público, o que refletiu inclusive no aquecimento do comércio de rua. Os resultados do Plano de Ruas Sustentáveis de Nova York podem ser encontrados em relatórios, disponíveis nos links da "Página 22", que originalmente publicou a matéria. Link abaixo.

http://www.pagina22.com.br/index.php/2013/10/mais-vidas-nas-ruas/

 

Compartilhe:

Submit to Facebook
Voltar
Joomla SEO by MijoSEF
Veja + fotos...
Veja + notícias... Veja + tutoriais...
Veja + gentilezas...